quarta-feira, 18 de abril de 2007

QUE TEM A VER JULIO CÉSAR COM A OPERAÇÃO CESARIANA?







Caio Júlio César (Gaius Julius Caesar, em latim) foi o primeiro dos doze césares do Império Romano. Antes, apenas um sobrenome de família, Caesar tornou-se um título equivalente ao de Imperador, tal foi a destacada atuação e o poder alcançado por Júlio César como general, político, administrador e governante. O título de Caesar passou para o germânico como Kaiser e para o russo como Tzar ou Czar.
Júlio César nasceu em Roma no ano 100 a.C. e morreu em 44 a.C., assassinado às portas do Senado romano, quando os seus partidários tramavam a abolição da república e sua coroação como Rei, investido de poder absoluto. Segundo a tradição, Júlio César teria nascido pela abertura do ventre de sua mãe, fato este registrado por Plinius, no século I a.C. [1] Desde então estabeleceu-se um vínculo entre Júlio César e a denominação de cesariana ou cesárea dada a esta operação. Duas versões são encontradas na literatura. A primeira, a mais difundida, é a de que o nome da operação teria sido adotado em decorrência de ter Júlio César assim nascido. A segunda atribui o nome de Júlio Cesar ao fato de ele ter nascido por cesariana, adjetivo etimologicamente derivado do verbo latino caedo, caedici, caeso, caedere, cortar. Os romanos chamavam de caesares ou caesones aos que eram retirados com vida por abertura da parede abdominal após a morte da mãe. Tanto a primeira como a segunda versão são encontradas em obras de referência das mais acreditadas, como as que citamos a seguir. Veremos mais adiante que ambas as versões são inconsistentes.

RESUMINDO:

1. Há em latim duas palavras homônimas: Caesar, nome de família, e caesar, aquele que é tirado do útero materno por incisão abdominal, após a morte da mãe.
2. O sobrenome Caesar é anterior ao nascimento de Júlio Cesar e pertencia a uma família de patrícios da linhagem Júlia, pretensos descendentes diretos de Enéas, o herói troiano que deu início à civilização romana.
3. A abertura do abdome para retirada do feto vivo só era praticada à época de Júlio Cesar em caso de morte da gestante. Não há nenhum relato em parturiente viva.
4. Aurélia, mãe de Júlio Cesar, não morreu em trabalho de parto como insinua Plinius. Ela sobreviveu muitos anos depois do nascimento do filho, como atestam fontes históricas.
5. A denominação de cesariana ou cesárea, como termo médico, é de criação tardia. Primitivamente cesariana era apenas o feminino de cesariano, na acepção de partidário, pertencente ou relativo a Cesar.
6. Tanto cesar, como cesariana e cesárea, são derivados do verbo latino caedo, caedici, caeso, cedere, que significa cortar, incisar.
7. A origem mais provável do sobrenome Caesar seria do etrusco aisar, com o sentido de divindade.

CONCLUSÃO:
Júlio Cesar nada tem a ver com a operação cesariana, apesar da lenda sobre o seu nascimento e da literatura existente a respeito.

Referências bibliográficas e mais informações sobre o tema:
Postado por João Tiago

Um comentário:

Unknown disse...

Professores, gostaria de dizer que esta página está pouco divulgada e "chata de se ver", deveria haver conteúdos referentes a escola aqui, tais como: Gabaritos da prova Multidiciplinar, eventos que vão ocorrer, calendário com datas importantes, comunicados, programação fixa da rádio ou músicas sugeridas etc.)
Melhor divulgação
dica: por uma cataz com assunto que desperte o interesse dos alunos e escrever ao final "mais detalhes na página da escola 'www.cem417...' assim seria bem divulgado depois de colocar bons conteúdos.
Um post para reclamações e sugestões e idéas.
Dicas de redação
e também sobre ENEM, PAS, Concursos etc.
Faça esse site ser mais visitado se presisar de ajuda na edição do site pode contar com minha ajuda.
Fico na biblioteca todas as noites me preparando para concursos; poderíamos conversar e chegando num acordo poderíamos tirar da anonimidade este site.
Querendo ou não a internet é um grande veículo de comunicação.
Weberson